• Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Instagram
  • Youtube

Na vitrola do Cardozzo: Maria Bethânia (Meus quintais)


Falar de Maria Bethânia pra mim é falar de mim mesmo. Maricotinha é minha maior inspiração como pessoa e como profissional. Chego a me sentir íntimo, de tão grande apreço sinto pela sua alma. E como é bom ver essa alma ainda presente, e depois dos 50 anos de carreira, em seu disco mais recente: "Meus quintais".

Talvez o disco mais biográfico de Bethânia, ou mesmo um resgate. Fato é que, já no nome do disco, temos bem claro que escutaremos a menina Bethânia cantando, aquela que cantava com Caetano nos galhos das árvores do quintal de Dona Canô. Cantando seu povo, seus ancestrais, sua infância e as pessoas queridas ao seu coração.
A cantora transita por ritmos já esquecidos, leva as culturas indígenas ao protagonismo, traz o clima de roda de viola nos quintais da Bahia de volta. Os três principais compositores do disco dispensam apresentações: Chico César, Paulo César Pinheiro e Roque Ferreira. Os arranjos foram coletivos, sob supervisão e produção de Jorge Helder, o baixista mais desejado do Brasil (Chico Buarque, Edu Lobo, Rosa Passos...). Destaco ainda os pianos de André Mehmari.
Músicas para ouvir com atenção: "O arco da velha índia", que Chico César escreveu sobre a personalidade de Bethânia que, como ele mesmo diz na letras, é corda vocal insubmissa. As letras de Paulo César Pinheiro em "Alguma voz" e "Candeeiro velho" são um primor. Uma releitura muito formosa foi a de "Lua bonita", já gravada por Raul Seixas. As demais, não menos necessitadas de atenção, mantêm a elegância da interpretação de Bethânia.
Mais que um mergulho no universo de Bethânia, sua essência e trajetória, "Meus quintais" é um mergulho na necessidade de se reconhecer quem são os verdadeiros donos desta terra, de onde tudo teve início há mais de 500 anos. É um quintal de recordações.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Envie a sua mensagem!


E-mail | A/C Yara Mourthé

pelejamusical@gmail.com

Telefone

+55 31 9 9581-6775

Website

www.ocardozzo.blogspot.com.br