• Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Instagram
  • Youtube

Na vitrola do Cardozzo: Gal Costa (Estratosférica)



Demorei um pouco pra comentar o novo álbum da Gal Costa, lançado em Maio último. Não por não dar importância, mas por esperar as férias para escutá-lo com a qualidade dos graves do som lá da casa da minha mãe. Que bom!

Dos quatro grandes que comemoram 50 anos de carreira em 2015 (Além de Gal, temos também Caetano, Gil e Bethânia), certamente ela foi a mais feliz. Ao invés de resgatar o passado, acertou ao olhar pra frente e encarar o que de bom anda pipocando na música brasileira atual. Se aliou aos produtores Kassin e Moreno Veloso (os mesmos do seu último) e gerou o "Estratosférica". Uniu seus parceiros de longa data, como Marisa Monte (Faixa 11) e Tom Zé (Faixa 8), aos recentes Mallu Magalhães (Faixa 7, a melhor do disco) e Céu (Faixa 3, que batiza o disco).
Mallu foi uma surpresa. Rompeu com meu preconceito. Porém, o mérito é de 90% da Gal, que elevou a composição da novata. Outro destaque é "Sem medo, nem esperança", um rock que abre o disco e que recebeu versos refinados de Antônio Cícero, e que dá o tom do que virá no disco e do que pretende dizer a cantora: "Nada do que fiz, por mais feliz, está à altura do que há por fazer". Promoveu ainda os encontros entre Caetano e seu filho Zeca Veloso na canção mais doce, "Você me deu" (Faixa 13); entre Marcelo e seu irmão Thiago Camelo em "Espelho d'água" (Faixa 6); e entre Criolo e Milton Nascimento em "Dez anjos" (Faixa 5). Se aventurou num samba pra lá de moderno, "Por baixo", de Tom Zé (Faixa 8) e recuperou uma composição do injustiçado Johnny Alf em "Ilusão à toa (Faixa 14 e que encerra dignamente o disco).
Uma mistura de ritmos, entre baladas, ijexás, sambas, misturados à música eletrônica. Está tudo lá: a Gal tropical com a romântica e a moderna. Seus graves melhoraram muito com o tempo. Danada! E até nas músicas românticas ela conseguiu inovar e superar o que já foi feito.
Está mais pop, leve e descontraída 
Emoticon heart


Na vitrola do Cardozzo toca agora e até o fim do dia: #Estratosférica, de Gal Costa.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Envie a sua mensagem!


E-mail | A/C Yara Mourthé

pelejamusical@gmail.com

Telefone

+55 31 9 9581-6775

Website

www.ocardozzo.blogspot.com.br